Recordar Roma sem saudade

Sei que para a maioria das pessoas Roma é a melhor cidade que já visitaram mas para mim está muito longe de o ser. Desculpa, mas tenho de te confessar que Roma me desiludiu completamente. Não sei se foi a tempestade do primeiro dia, o frio, a sujidade, a quantidade de pessoas ou a própria cidade que não me transmitiu nenhum espírito ou identidade em geral, apesar da sua grandiosidade e importância históricas.

Por norma gosto de todos os sítios que visito quanto mais não seja para saber que não valia a pena tê-los conhecido e, depois de estar em Florença ou Veneza, é difícil para mim pôr Roma no mesmo patamar pois é simplesmente impossível. Reconheço a sua relevância histórica e a beleza dos seus monumentos mas coloco muitos outros lugares primeiro.

Não visitei os sítios certos e estou enganada? É possível. Mas o espírito de uma cidade é uma coisa que se sente, independentemente daquilo que se visita e Roma não me tocou, definitivamente. De qualquer forma ainda deu para tirar algumas fotos bonitas durante os 3 dias que estive na capital do Império Romano e que partilho contigo. Talvez um dia esta cidade me venha a convencer mas a verdade é que não tenciono lá voltar apesar de achar que todos deveriam lá ir pelo marco histórico que representa.

 

01. Coliseu de Roma

 

02. Fórum Romano e Palatino

 

03. Museus do Vaticano

 

04. Basílica de São Pedro

 

05. Castelo de Sant’Angelo

 

06. Piazza di Spagna

 

07. Panteão

 

08. Ruas de Roma

 

E tu, que achaste de Roma?

 

10 comentários

  1. Infelizmente ainda não visitei Roma, apesar de estar no topo da minha bucket list! Já percebi que é uma cidade que se ama ou se odeia, por acaso conheço pessoas que partilharam da tua opinião, especialmente por ter sempre uma multidão de turistas. Espero um dia poder tirar as minhas próprias conclusões!

  2. Nunca fui a Roma, mas tenho muita curiosidade até pelas fotografias que vou explorando pela internet. É claro que a visão, de estar mesmo lá, muda muitas vezes a nossa perspectiva. Por enquanto, não posso opinar de todo. 😇 beijinho

  3. Impossível na comentar este post.
    Toda a gente me dizia que iria adorar Roma, que é incrível…
    Cheguei e acho que estava sempre à espera do momento..Tcharan… que não aconteceu…
    É mesmo, recordar Roma sem saudade…

    1. Sei que para muitas pessoas esta é uma opinião completamente disparatada, dizem que não planeei a viagem, que não fui aos sítios certos, blá blá mas tenho a certeza que não foi nada disso. A culpa não foi dos monumentos, foi mesmo da cidade em si. É uma pena, perante tanta riqueza histórica… talvez um dia mude de ideias!

    1. Visitei Roma há 2 anos. Pensei que era uma cidade que me iria ficar na mente. Mas não. Suja, muita gente, poucos romanos e muitos imigrantes, metro horrível.
      Gostei da basílica de São Pedro, tive o prazer de estar com o Papa. O Museu do Vaticano muito rico perante a miséria do mundo. Bonito mas vindo da religião católica que apregoa a partilha da riqueza não é exemplo.
      Cuidado com os carteiristas. Voltava a Roma? Não

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.