Recordar Roma sem saudade

Sei que para a maioria das pessoas Roma é a melhor cidade que já visitaram mas para mim está muito longe de o ser. Desculpa, mas tenho de te confessar que Roma me desiludiu completamente. Não sei se foi a tempestade do primeiro dia, o frio, a sujidade, a quantidade de pessoas ou a própria cidade que não me transmitiu nenhum espírito ou identidade em geral, apesar da sua grandiosidade e importância históricas.

Por norma gosto de todos os sítios que visito quanto mais não seja para saber que não valia a pena tê-los conhecido e, depois de estar em Florença ou Veneza, é difícil para mim pôr Roma no mesmo patamar pois é simplesmente impossível. Reconheço a sua relevância histórica e a beleza dos seus monumentos mas coloco muitos outros lugares primeiro.

Não visitei os sítios certos e estou enganada? É possível. Mas o espírito de uma cidade é uma coisa que se sente, independentemente daquilo que se visita e Roma não me tocou, definitivamente. De qualquer forma ainda deu para tirar algumas fotos bonitas durante os 3 dias que estive na capital do Império Romano e que partilho contigo. Talvez um dia esta cidade me venha a convencer mas a verdade é que não tenciono lá voltar apesar de achar que todos deveriam lá ir pelo marco histórico que representa.

 

01. Coliseu de Roma

 

02. Fórum Romano e Palatino

 

03. Museus do Vaticano

 

04. Basílica de São Pedro

 

05. Castelo de Sant’Angelo

 

06. Piazza di Spagna

 

07. Panteão

 

08. Ruas de Roma

 

E tu, que achaste de Roma?

 

8 comentários

  1. Nunca fui a Roma, mas tenho muita curiosidade até pelas fotografias que vou explorando pela internet. É claro que a visão, de estar mesmo lá, muda muitas vezes a nossa perspectiva. Por enquanto, não posso opinar de todo. 😇 beijinho

  2. Impossível na comentar este post.
    Toda a gente me dizia que iria adorar Roma, que é incrível…
    Cheguei e acho que estava sempre à espera do momento..Tcharan… que não aconteceu…
    É mesmo, recordar Roma sem saudade…

    1. Sei que para muitas pessoas esta é uma opinião completamente disparatada, dizem que não planeei a viagem, que não fui aos sítios certos, blá blá mas tenho a certeza que não foi nada disso. A culpa não foi dos monumentos, foi mesmo da cidade em si. É uma pena, perante tanta riqueza histórica… talvez um dia mude de ideias!

    1. Visitei Roma há 2 anos. Pensei que era uma cidade que me iria ficar na mente. Mas não. Suja, muita gente, poucos romanos e muitos imigrantes, metro horrível.
      Gostei da basílica de São Pedro, tive o prazer de estar com o Papa. O Museu do Vaticano muito rico perante a miséria do mundo. Bonito mas vindo da religião católica que apregoa a partilha da riqueza não é exemplo.
      Cuidado com os carteiristas. Voltava a Roma? Não

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.